Marcha "Carnaval é Nazaré"



Marcha “Carnaval é Nazaré”
Marcha Geral do Carnaval 1985
Música: Porfírio José do Carmo Laborinho
Letra: José Maria Barros Carepa


“É d'cêda a nossa gente
Tem o Carnaval na alma
A Nazaré é diferente
Este povo é uma corrente
Que só no correr se acalma”.



Fevereiro é o mês do Carnaval. A Nazaré “tem o Carnaval na alma”!
Desde há várias semanas que já é tempo de folia, com os bailes de máscaras e de rua, a feitura dos carros alegóricos, os ensaios, reuniões e jantares de preparação das saídas dos grupos, ranchos e bandas infernais.

O dia 3 de fevereiro marca o arranque oficial do Carnaval; nesse dia, já “ensaiados” (mascarados), os nazarenos concentram-se no sopé do Monte de São Brás ou São Bartolomeu e passam o dia em convívio, entre fogueiras e bailarico, alguns aventurando-se a subir a íngreme encosta até à pequena Capela de S. Brás situada no cimo.

No sábado magro, este ano também no dia 3 de fevereiro, saem à rua, durante todo dia, os vários grupos – os tradicionais “Bicicletas” (só homens, acompanhados por um bicicleta), os “Sakanagem” (grupo misto) e os grupos femininos “Trotinetas”, “Alberquêras” e “Tenantas”.

Depois vêm os cinco dias de Carnaval, sendo o Domingo Gordo animado pela passagem de testemunho dos Reis no Palácio Real e pela saída das Bandas Infernais, para além do cortejo alegórico pela marginal… Nestes dias, num ritmo incessante, todos os nazarenos se cruzam, “balham” e cantam nas ruas e várias salas de baile e bares, num envolvimento coletivo sem distinções sociais e idades.

Do Carnaval nazareno fazem também parte as “Marchas”, com letra e música realizadas localmente, que a rádio local ou, mais recentemente, as redes sociais vão divulgando diariamente. Todos querem ter uma marcha... grupos, coletividades, estabelecimentos comerciais, etc. As letras e as melodias são pretexto para a crítica social ou para a simples brincadeira; o importante é serem mais um fator de coesão comunitária, a ponto de se tornarem memoráveis e símbolos do Carnaval nazareno. Só elas se fazem ouvir...

O Museu Dr. Joaquim Manso possui uma vasta “Marchoteca”, sendo o documento mais antigo datado de 1928. Como Objeto do Mês de fevereiro 2018 destacamos a Marcha Geral do Carnaval de 1985, “Carnaval é Nazaré”. Convidamos todos os grupos a enviarem as suas marchas, através da iniciativa “Guarda a tua Marcha no Museu”, assim atualizando este repositório da memória nazarena do Carnaval.

Dizem que quem vive o Carnaval da Nazaré uma vez nunca mais fica igual. Como todo o nazareno, mal termina a Quarta-feira de Cinzas com o Enterro do Entrudo na Praia, já só pensa no próximo Carnaval... 




Lança Cordeiro, "Carnaval na Praça Sousa Oliveira. Nazaré" (anos 1950?). MDJM


Outros Objetos do Mês relacionados com o Carnaval da Nazaré:
Álvaro Laborinho, “Grupo Carnavalesco”, 1907. MDJM inv. 861 Fot.
Marcha de Carnaval de 1978 do Salão “Mar-Alto
Foto Laborinho, “Banda Infernal do Sítio”, 1965. MDJM inv. 3232 Fot.
Álvaro Laborinho, “Grupo dos Moleiros – Carnaval”, 1928. MDJM inv. 1510 Fot.
"Festejando o São Brás", 1978. MDJM inv. 43-2-4 Fot.
Marcha do Salão Mar-Alto 1969. MDJM inv. 329/94 Doc.
Álvaro Laborinho, “Carnaval - uma família feliz - Cardina”, 1933. MDJM Inv. 1456 Fot.

Sem comentários:

Enviar um comentário