Passos da Paixão de Cristo





















Passos da Paixão de Cristo
Séc. XIII-XIV
Pedra calcária
MDJM Inv. 36 Esc.


Em março, o Museu Dr. Joaquim Manso destaca uma peça demonstrativa de uma das mais tradicionais manifestações da religiosidade popular da Nazaré, à semelhança de outras localidades celebrada durante o período quaresmal – a Procissão do Senhor dos Passos, que este ano ocorre entre 9 e 11 de março.

Trata-se do fragmento de um baixo-relevo em pedra calcária, proveniente das Igrejas de S. Pedro ou de Santa Maria da Pederneira, já desaparecidas, apontando para a antiguidade desta solenidade na Nazaré.
Representa Cristo sustendo a cruz às costas, ladeado por Cireneu, o bondoso pescador Simão.

Como nos relata Brito Alão no século XVII, na sua História da Sagrada Imagem de Nossa da Nazareth (1628), as cerimónias da Semana Santa já se faziam na Igreja da Misericórdia desde o ano da Quaresma de 1596, mas, é desde 1619, que a Procissão dos Passos da Morte e Paixão de Nosso Senhor Jesus tomou “pelo caminho para esta Santa Casa” (Santuário de Nossa Senhora da Nazaré).

O itinerário manteve-se, sensivelmente, idêntico até à atualidade, entre a Igreja da Misericórdia, na Pederneira, e o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio, repartindo-se por três dias – sábado, domingo (4º domingo da Quaresma) e segunda-feira.

A organização das solenidades compete à Irmandade do Senhor dos Passos, sediada naquela igreja.

Álvaro Laborinho, Procissão dos Passos, 15 março 1931
MDJM Inv. 1391 Fot









 





Visite também a exposição "Passos de Fé e de Esperança", no Centro Cultural da Nazaré. 

Programa das Celebrações de 2013.





Sem comentários:

Enviar um comentário