Grupo dos Moleiros – Carnaval



Álvaro Laborinho (1879-1970)
Grupo dos Moleiros – Carnaval

20 fevereiro 1928
MDJM Inv. 1510 Fot.



Entre os divertimentos e brincadeiras que preenchem a época carnavalesca na Nazaré, constam os Grupos, as Bandas Infernais, os Ranchos, as Cegadas, os Bailes e o Desfile.

Porque já raros atualmente, o Museu Dr. Joaquim Manso evidencia os chamados “Ranchos de Fantasia”, organizados de uma forma espontânea para um determinado ano ou, por vezes, por associações e coletividades locais.

A responsabilidade pela seleção do tema, coreografia e fatos, cabia a um pequeno núcleo organizador, que contactava ainda possíveis autores da música e letra da respetiva marcha.
Normalmente, na segunda-feira de Carnaval, os ranchos faziam a sua primeira exibição no Largo do Hospital. Alguns apresentavam-se também na Praça de Touros, sobretudo os originários do Sítio.
Os seus elementos, de ambos os sexos (por norma, pares) e de todas as idades, enchiam depois as ruas, as salas de baile e o próprio cortejo de Terça-feira Gorda, com a alegria, o colorido da fantasia dos trajes, as danças e músicas correspondentes à sua marcha.

Nas edições mais recentes, devido às novas apetências da juventude e à logística da sua organização que requer um longo tempo de preparação e ensaios, os Ranchos têm perdido adeptos em favor das múltiplas e animadas Bandas Infernais e Grupos Carnavalescos, todos contribuindo para o entusiasmo desta época que, na Nazaré, cada vez mais é parte essencial da sua identidade e se estende por mais de um mês, incluindo a apresentação dos Reis no dia 3 de fevereiro, na concorrida festividade do São Brás, em torno do monte e da capela do mesmo nome.


Música e Letra do Rancho
“Moleirinhas e Camponeses”, 1928
por Florêncio Maurício

Estas e muitas outras Marchas de Rancho estão em exposição no Museu Dr. Joaquim Manso durante o mês de fevereiro de 2013.


Saiba mais sobre os Carnaval na Nazaré, nas anteriores edições (clic) do Objeto do Mês do Museu Dr. Joaquim Manso.



Groups, “Bandas Infernais”, “Ranchos”, “Cegadas” (popular theatre), Balls and Pageants provide fun and entertainment during the Carnival season in Nazaré.

Rare now, Museum recalls the evidence of “Ranchos de Fantasia,
the spontaneously organized groups.

“Ranchos” made their first appearance on Monday of the Carnival, on the Largo do Hospital. Some of them would appear also at the Bull Ring.

After that, they would go to streets, ballrooms, and Pageant on Tuesday of Carnival, and fill the streets with joy and happiness, colourful costumes, dances and music of their own marches.

Recently, “Ranchos” lost followers in favour of lively “Bandas Infernais” and Carnival Groups. All of them contribute to the enthusiasm of Carnaval that in Nazaré lasts more than a month and includes presentation of The King and the Queen on the 3rd of February, at the festival of São Brás, at the mount of the same name.

(tradution by volunteer Nina Pavlosky)





Sem comentários:

Enviar um comentário