Irene Natividade, "Cena da Praia"



Irene Natividade (1900-1995)
Cena da Praia, 1953
Aguarela sobre papel
alt. 49,5 x larg. 61,5 cm
Oferta da autora, 1976
Museu Dr. Joaquim Manso inv. 51 Pint.


A Nazaré foi um dos temas preferidos pela pintora Irene Natividade. Nesta aguarela, a pintora descreve uma cena habitual na praia da Nazaré dos anos 1950, onde um grupo de pescadores e peixeiras se organiza em torno de um monte de peixe no areal, preparando-o para a venda.

Repare-se no pormenor de uma das mulheres, sentada, com uma criança ao colo enquanto trabalha; outra mulher ergue a meia altura um costal com peixe.

Irene Sá Vieira Natividade nasceu no Porto, em 1900. Mas, desde a sua infância, viveu em Alcobaça onde, em 1923, casou com Joaquim Vieira Natividade, homem de vulto no domínio da ciência, sobretudo nos campos da Agronomia e Silvicultura.

Assim como o seu marido, Irene sempre manifestou grande interesse pela Arte, História e Património da região, vindo a desenvolver um estreito convívio com autores como o escritor Afonso Lopes Vieira, ou os pintores Alberto de Sousa e Sousa Lopes.

Cedo evidenciou tendências artísticas que se revelaram por diversas áreas, como a pintura (a óleo e a aguarela), a tapeçaria (em seda e lã) e, a partir de 1925, também na pintura de peças de faiança artística.

Realizou a sua primeira exposição em Alcobaça, em 1951. Em 1952, expõe seis das suas tapeçarias em Lisboa e, em 1954, no Porto. Anos depois, em 1959, expõe uma coleção de tapeçarias no Museu José Malhoa, Caldas da Rainha.

Vinha com frequência à Nazaré e as cenas piscatórias ou as suas gentes foram pretexto para muitas das suas pinturas a óleo e a aguarela; algumas, obras terminadas, outras esboços ou estudos para futuras composições.

Em 1976, o Museu Dr. Joaquim Manso é inaugurado com uma exposição de Irene Natividade, de temática exclusivamente nazarena, sendo esse conjunto de pinturas oferecido pela autora a esta instituição, de que é exemplo a pintura em destaque.


Sem comentários:

Enviar um comentário