Ex-Voto "Nossa Senhora da Nazaré"




Ex-Voto “Nossa Senhora da Nazaré”, 1776
Óleo sobre madeira, 22,2x31 cm
Doado por Noémia Garcia Calixto, 1982
Museu Dr. Joaquim Manso inv. 171 Pint.


Dezembro remete-nos para a natividade; para além da quadra natalícia, em Portugal, até há poucos anos atrás, o Dia da Mãe era celebrado a 8 de dezembro.

Por isso, este mês, destacamos da nossa coleção um pequeno quadro que nos fala de nascimento e de um "milagre"!

Um “Ex-Voto” ou “Tábua de Milagre” é um objeto de devoção, frequentemente popular e realizado por um autor desconhecido, exprimindo o agradecimento a um santo ou à Virgem.

No Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, a par de outras modalidades de invocações e cumprimento de promessas, era frequente oferecer “à Senhora” pequenos quadros como este ex-voto da coleção do Museu Dr. Joaquim Manso, que invoca o agradecimento da devota a Nossa Senhora da Nazaré por a ter salvo de um parte doloroso, em 1776.

Produzida a óleo sobre madeira, a pintura narra vários momentos do episódio milagroso; repare-se na representação do quarto de dormir com mobiliário de certo requinte, em cuja cama de dossel se vê a parturiente rodeada por várias figuras, uma delas um padre orando, outra amamentando uma criança e outra embalando-a no berço. O marido da devota, ajoelhado e de mãos postas, reza à Virgem, perante um quadro pintado de grandes dimensões, suspenso na parede, representando o Milagre de Nossa Senhora da Nazaré a D. Fuas Roupinho.

Como habitual, sob a área pintada, descreve-se o milagre através de uma legenda, já parcialmente omissa, mas que inicia por “Milagre que fes Nossa Senhora da Nazareth a Dona Roza que estando muito mal de hum parto (...)”.

Sem comentários:

Enviar um comentário