Medidas
madeira
Nazaré, meados séc. XX
MDJM inv. 1256 e 1782
As “medidas” são recipientes quadrangulares utilizados na venda de cereais, sementes ou legumes secos. Cada “medida”, de dimensões diferenciadas, corresponde a determinado peso e preço do produto.
No âmbito dos estágios realizados no Museu Dr. Joaquim Manso durante o mês de Junho, três alunas da Escola Profissional da Nazaré, Ana Rita Esperança e Fabiana Cruz (do Curso Técnico de Organização de Eventos) com a ajuda da Iara Valnove (do Curso Técnico de Turismo), dedicaram-se ao estudo da actividade comercial das conhecidas "Pevideiras" ou "Senhoras das Pevides" do Terreiro, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e do Museu.
Entrevistaram Albertina Polaco, Carolina Figueira, Filomena Saldanha, Isabel Anastácio Matias, Maria da Conceição Canhoto e Maria Luísa e concluíram que, entre os produtos mais vendidos, se contam os tremoços e as pevides, assim como os percebes, comercializados actualmente por sete mulheres de diversas idades. O pinhão é o artigo mais caro e, entre os mais baratos, destacam-se os tremoços.
A venda efectua-se recorrendo às “medidas”, de várias capacidades, que são objecto regular de fiscalização. À Confraria de Nossa Senhora da Nazaré pertence a responsabilidade de controlar e conceder os locais de venda.