Rua da Nazaré, de Abílio

Abílio de Mattos e Silva (1908-1985)
Rua da Nazaré, 1943
Guache sobre papel
MDJM inv. 124 Pint.

Abílio Leal de Mattos e Silva nasceu no Sardoal em 1 de Abril de 1908. Concluídos os estudos liceais em Coimbra, iniciou o curso de Direito em Lisboa acabando, porém, por optar pela função pública.
Fixou-se na Nazaré em 1931, aqui permanecendo até 1936. Datam deste período as obras mais antigas; definem a fase em que a sua pintura começa a manifestar-se de forma mais assídua, ao que não será estranho o estimulante convívio com os pintores portugueses e estrangeiros que com ele partilhavam a forte sedução ambiental da vila.
A pintura “Rua da Nazaré” insere-se nesta temática. Abílio realizou inúmeros desenhos, guaches e óleos com motivos atentos às pessoas e vivências, mas frequentemente enquadrados no casario desta vila piscatória. Deixou também um exaustivo estudo sobre o Traje Tradicional da Nazaré, acompanhado por ilustrações pormenorizadas, que fazem parte do espólio do Museu Dr. Joaquim Manso


Nazaré terá sido o princípio, Óbidos, a continuação. Com efeito, a actividade de Abílio prolonga-se durante as férias no velho burgo, cuja paisagem desenha e pinta durante muitos anos, tendo-nos ficado dessa actividade uma vasta e significativa produção.

Em Lisboa, onde passa a residir em 1936, participa em exposições colectivas e colabora na revista "Presença" e noutras revistas e publicações oficiais. Como grafista, executa numerosos trabalhos para organismos de Estado.
Com a peça "Tá-Mar", de Alfredo Cortez, inicia uma longa e notável carreira como cenógrafo e figurinista, traduzida em incontáveis realizações no domínio do Bailado, da Ópera e do Teatro declamado e ligeiro.
No Ministério da Economia desenvolve intensa actividade como ilustrador e designer, tendo sido condecorado pela acção desenvolvida em exposições organizadas no estrangeiro. É, cumulativamente, director de cena do Teatro S. Carlos, onde levou a efeito algumas das suas mais importantes realizações cénicas.

Obras Publicadas: "Óbidos, vila antiga de Portugal" (desenho), "O Trajo da Nazaré", "30 Anos de Teatro" (catálogo). Quando faleceu, tinha em preparação um álbum sobre Óbidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário