“Nazaré”, 1974
bronze, alt. 40 cm
Museu Dr. Joaquim Manso inv. 28 Esc.
Escultura com desenvolvimento vertical, definida por vários elementos ondulantes sobrepostos, que evocam a movimentação do mar. Numa linguagem de compromisso com o registo abstracto ou conceptual, esta pequena escultura representa o Milagre de Nossa Senhora da Nazaré a D. Fuas Roupinho, um milagre também ele arreigado de presença marítima.
João Fragoso dedicou parte significativa da sua obra escultórica à temática marítima. Mas, esta foi a única escultura da "Fase Mar" dedicada a uma terra – a Nazaré.
Nesta vila piscatória, em 1981, o artista apresenta a exposição “João Fragoso Fase Mar e 16 desenhos de pescadores”, de que existe o respetivo catálogo, assim como “O Mar e a Arte Minimal. João Fragoso” (1985), publicações editadas pelo Museu Dr. Joaquim Manso.
Projeta ainda um “Monumento ao Homem do Mar” em cuja maqueta em gesso, guardada no Município da Nazaré, uma figura masculina em contorção unir-se-ia com uma Onda, definindo um círculo onde mar e homem se fundiriam numa essência comum.
“Nazaré” foi adquirida ao autor no âmbito de uma exposição realizada no Museu de José Malhoa, nas Caldas da Rainha, em 1978.