Imagem: IFN 20965, José Pessoa / DGPC |
Barco “Senhor dos Passos” (miniatura)
Adquirido ao autor, Augusto Sabino, Nazaré, 1988
madeira, comp. 39 cm
MDJM inv. 1149 Etn.
O nome desta embarcação evoca uma das mais antigas e tradicionais manifestações da religiosidade popular da Nazaré – a “Procissão do Senhor dos Passos”, que normalmente decorre em março, no 4º fim-de-semana da Quaresma.
O barco original "Senhor dos Passos" era propriedade de Bento Estrelinha, com o registo N 1326 L. Foi construído na Nazaré por Júlio do Carmo Salvador, sendo registado em 7 de Maio de 1936.
Destinava-se à pesca costeira como auxiliar ou dentro da enseada da Nazaré. A partir de 28 de Fevereiro de 1974, dedicou-se à pesca local com arte xávega.
Era uma embarcação com as seguintes dimensões: comp. 4,29 m; boca 0,79 m; ton.bruto1,618 t.
Esta miniatura foi realizada por Augusto Sabino, em 1988, respeitando as cores originais da embarcação, vermelho, branco, preto e azul.
Trata-se de uma miniatura de embarcação de boca aberta, de fundo chato, com tábua de armar, remate da proa em forma de bico elevado e pontiagudo, popa com painel ou cortada rematada pelos respectivos cepo e corrimão. Apresenta coberta arqueada "pélé" e, sobre esta, duas travessas – fiéis – funcionando a inferior também como banco. Além do banco da ré, dois bancos apoiados sobre os dormentes e com as respectivas anteparas (para apoio dos pés dos remadores). Formada pelo "pau do meio" e último banco a "casa de água". À proa e à ré, um paneiro.
Aparelhado com 4 remos, 2 odres, 2 ferros, 1 seminho, 1 vertedouro, 1 xalavar, 1 rede, boça.
A "Procissão do Senhor dos Passos" é uma das mais antigas e tradicionais manifestações da religiosidade popular da Nazaré. Ao longo dos tempos, a Irmandade do Senhor dos Passos, sediada na Igreja da Misericórdia, na Pederneira, tem tido a seu cargo a sua organização, durante a Quaresma. Segundo Brito Alão, foi instituído em 1619 o caminho seguido por esta procissão até ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio. Este itinerário é sensivelmente o mesmo que o cortejo ainda hoje percorre.
Na Nazaré, a Procissão do Senhor dos Passos decorre em três dias: sábado, domingo (4º domingo da Quaresma) e segunda-feira. No sábado, à tarde, a procissão, precedida de rituais próprios, sai da Igreja da Misericórdia na Pederneira, encaminhando-se para o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio. No domingo, realiza-se a mais solene procissão destas festividades, tendo lugar o "Sermão do Encontro" (andores com a imagem do Senhor dos Passos e da imagem da Sua Dolorosa Mãe, a Senhora da Soledade), dirigindo-se, posteriormente, também para a Igreja do Sítio. Na segunda-feira, à tardinha, é a procissão do regresso à Igreja da Misericórdia, na Pederneira, onde permanecerão as imagens deste acto do culto.
+ Informação sobre este objeto em MatrizNet.