Pedra calcária
Baixo-Império Romano
alt. 51 x larg. 59 x comp. 194 cm
MDJM inv. 1 Arq.
Em novembro, mês que se inicia pelo Dia de Todos os Santos seguido pela celebração do Dia dos Fiéis Defuntos, o Museu Dr. Joaquim Manso evoca o Culto dos Mortos, destacando um sarcófago do Baixo Império Romano, encontrado em Famalicão da Nazaré, e que se encontra em exposição numa das suas salas.
Trata-se de uma urna funerária de forma rectangular e em pedra calcária, lisa e sem decoração, apresentando apenas um pequeno orifício, possivelmente resultante de posterior reutilização para outros fins.
Internamente, observa-se a cabeceira de dimensão mais larga que a extremidade oposta, oscilando respetivamente entre os 44 cm e os 38,5 cm.
Integrando o acervo do Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré, por cedência do Museu Nacional de Arqueologia, este sarcófago testemunha a presença romana na região onde se insere o atual concelho da Nazaré, a par de outros pequenos objetos utilitários e decorativos, que se encontram igualmente expostos no Museu, a merecerem a sua visita.
Outro sarcófago romano a merecer cuidada atenção, mas desta vez pela sua beleza ímpar, é o conhecido “Sarcófago das Musas”, encontrado em Valado dos Frades / Nazaré e patente ao público no Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa.
Saiba mais sobre este sarcófago em MatrizNet.
Sem comentários:
Enviar um comentário