Cerco Republicano

Cerco Republicano
Galeão e duas barcas auxiliares (miniatura)
Tipo de pesca: Pesca com rede de cerco americano
Fabricante da miniatura: Policarpo Vicente Isaac, 1980
MDJM inv. 1091 Etn


A miniatura reproduz o Galeão N 672 G, registado a 23 setembro 1913 e abatido em 1929. Era propriedade da “Sociedade Cerco Liberal” e destinava-se a serviço de pesca com “cerco americano”.

Tinha de comp. 10 m; boca 3,30 m; pontal 1,10 m e T.B. 8,712 t.

No período que antecedeu o 5 de Outubro de 1910 e durante a I República, alguns barcos registados na Capitania do Porto da Nazaré revelam a ideologia republicana dos seus proprietários, de que é exemplo este galeão pertencente ao “Cerco Liberal”, também conhecido por “Cerco Republicano” ou “Papa Charutos”. Outros exemplos:

Duarte Pacheco – Batel das armações valencianas N 474 V, registado a 14 maio 1906, propriedade de “Rosa e Comandita”. Em 21 maio 1912, passou a pertencer a Cândido Rodrigues e C.ª (filhos).

Bernardino Machado e Guerra Junqueiro – Barcas de cerco americano, registadas a 21 setembro 1908, ao serviço do Cerco Americano “Igualdade” – Álvaro, Ascenso, Vidinha e Comp.ª.

António José d’Almeida – Barca de cerco americano, registada a 15 novembro 1908, ao serviço do Cerco Americano de Álvaro, Ascenso, Vidinha e Comp.ª.

Pinheiro Chagas – Batel das armações valencianas N 696 V, registado a 18 maio 1914. Propriedade “Parceria Fraternidade”.

República – Galeão de cerco americano N 711 G, registado a 17 setembro 1914. Propriedade da Firma Santos Amaral e C.ª. Destina-se ao serviço de pesca com o cerco americano “Alexandre”.

Na Nazaré, a primeira bandeira republicana regista-se em dezembro de 1910, por oferta de Alfredo Santos, sócio da fábrica de conservas “Alfredo Santos & Bravo”.

Mais informação sobre a implantação de República na Nazaré (aqui).

1 comentário:

  1. I was recently in Nazare and was very excited to see the circlo Americano models in the the library. I am a commercial fishing writer and have written the history of purse seines in British Columbia. I now need English language help to understand the history around those models. Please e-mail me alan@haig-brown.com

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