Medalha de condecoração a pescador


Medalha de condecoração a pescador
atribuída pelo Instituto de Socorros a Náufragos, séc. XX
2,5 cm (diâmetro)
Doada por Joaquim Oliveira (Espólio de Eurico Castro e Silva), 1972
Museu Dr. Joaquim Manso inv. 10 Med.


Medalha de condecoração atribuída a um pescador, pelo Instituto de Socorros a Náufragos, reconhecendo a sua ação em momento de salvamento no mar.

Durante o inverno, à Nazaré, cada vez mais acorrem turistas e desportistas para admirar a grandiosidade das suas ondas. No entanto, recentemente descobertas pelos surfistas de todo o mundo, na região, as ondas desde sempre constituíram um desafio para quem lida com o mar diariamente.

Como escreveu Artur Pastor (“Nazaré. Portugal”, 1958), “o mar típico da Nazaré, que evoca a luta e a tragédia – é o mar onde só os grandes se arriscam”.

Até meados do século XX, em embarcações de madeira, movidas a remos ou com auxílio de velas, as companhas faziam-se ao mar, nem sempre sabendo nadar. A súbita mudança do estado do mar, a ondulação forte ou outro motivo inesperado podia converter-se em perigo eminente de naufrágio.

Para prestar apoio às vítimas, em 1901, é reorganizado o Serviço de Socorros a Náufragos, fundado pela Rainha D. Amélia. Na Nazaré, na dita “Casa da Barca”, localizada no edifício da Capitania, a Barca Salva-Vidas “Nossa Senhora dos Aflitos”, com as suas cores branco e vermelho, estava sempre pronta para entrar ao mar em caso de aflição; foi seu primeiro “patrão” Joaquim Bernardo de Sousa Lobo.

Durante décadas, vários pescadores praticaram salvamentos em atos de verdadeiro heroísmo que lhes mereceram, por parte do Instituto de Socorros a Náufragos, várias condecorações e reconhecimento público.


É exemplo esta medalha, assim como outras que integram a coleção do Museu Dr. Joaquim Manso.Em emolduramento, sugerindo duas âncoras cruzadas, a medalha circular regista, ao centro, a legenda "SPES". No verso, "V.G". Um rebordo branco apresenta a legenda: "I.S.N. Caridade Filantropia". Fita de suspensão verde com risca branca ao centro.

Consulte mais medalhas e diplomas de condecoração da coleção do Museu Dr. Joaquim Manso na base de dados MatrizNet

Sem comentários:

Enviar um comentário